viva Cristo em sua vida...

Publicidade

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Pesquisa Qualitativa e Quantitativa


Ao iniciar-se uma pesquisa, precisa-se definir o tema e escolher entre realizar uma pesquisa quantitativa ou uma pesquisa qualitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.

PESQUISA QUALITATIVA
Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação.
É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, idéias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados, ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.

PESQUISA QUANTITATIVA
É mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utiliza instrumentos estruturados (questionários). Deve ser representativa de um determinado universo de modo que seus dados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Em muitos casos cria-se índices que podem ser comparados ao longo do tempo, permitindo traçar um histórico de informação.
Mostra-se apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências a partir de amostras numéricas, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos.

MÉTODOS DE COLETAS DE DADOS

Amostra
· Qualitativa: não há preocupação em projetar resultados à população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.
· Quantitativa: exige um número maior de entrevistados para garantir maior exatidão nos resultados. Os dados são divulgados para a população.

Entrevista
· Qualitativa: são feitas discussões em grupo, conhecidas também como mesa-redonda, e entrevistas em profundidade em que é feito um pré-agendamento do entrevistado e sua aplicação é individual.
· Quantitativa: o entrevistado identifica as pessoas que serão entrevistadas pelos seguintes critérios: sexo, idade, ramo de atividade, localização geográfica, etc.

Questionário
· Qualitativa: geralmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões são gravadas e depois analisadas.
· Quantitativa: as informações são colhidas por meio de um questionário padronizado e uniformizado, com perguntas claras e objetivas.

Relatório
· Qualitativa: as informações são analisadas de acordo com o roteiro aplicado e registradas em relatório, dando ênfase às opiniões, comentários e frases.
· Quantitativa: além de interpretações e conclusões, deve mostrar tabelas de percentuais e gráficos.


Fonte: Marcelo Dantas e Vanessa Cavalcante da Universidade Federal de PernambucoCurso Biblioteconomia, para a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário