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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Marketing para Redes Sociais

 

Este texto tem como objetivo proporcionar uma breve visão sobre o que é Marketing para mídias sociais (Social Media Marketing), principalmente para pequenos e médios empresários que ainda se perguntam como de uns tempos para cá esse termo está cada vez mais comum.
No Brasil, o maior exemplo de mídia social ainda é o Orkut, entretanto outras redes de relacionamento vêm ganhando popularidade, tais como: Twitter, Facebook, etc.
A grande sacada das redes sociais é que além de gerar conteúdo (textos, fotos, vídeos, etc), os usuários podem compartilhá-lo com pessoas já conhecidas ou não, criando redes de relacionamento. Em sites como o YOUTUBE, por exemplo, publicamos vídeos que podem tornar-se fenômenos de audiência ou cair no limbo do mundo digital, mas isso é o que menos importa para a maioria das pessoas que postam seus vídeos, o importante é compartilhar.
Voltando ao marketing, você pode usar as redes sociais para promover sua marca, produtos e serviços, seja criando um conteúdo extremamente relevante para o seu público-alvo que venha a se tornar popular nas mídias sociais, ou através de ações específicas voltadas a esse tipo de mídia (atualizações e promoções exclusivas no Twitter, por exemplo). É importante lembrar que após entrar no mundo das redes sociais, é necessário que haja um constante acompanhamento do que as pessoas falam sobre a sua empresa e proporcionar respostas imediatas para que os usuários sintam que a opinião deles está sendo levada em consideração e o canal de comunicação ativado pela sua empresa é via de mão dupla.
Seja qual for a sua estratégia, o seu site precisa estar preparado para receber os usuários das redes sociais, e estar preparado significa que você deve converter essas visitas em vantagem competitiva para sua empresa, afinal, se a pessoa clicou é porque o seu conteúdo gerou algum tipo de interesse. Disponibilize regularmente conteúdo relevante e verdadeiramente transparente, a possibilidade de que essa pessoa venha a ser um cliente aumenta.
Também é importante escolher com cuidado quais redes você fará parte. Se quer divulgar uma banda talvez a melhor seja o MYSPACE; criou um viral? Tente o YOUTUBE, atualize no Twitter, insira no seu BLOG, enfim, as opções são muitas e dependem da estratégia adotada. Pesquise o seu público-alvo. Visite comunidades relacionadas ao seu produto, entenda o que seus clientes estão pensando, fale a língua deles! Dessa forma você reduz o risco de realizar uma comunicação fora de contexto.
Se você leu até aqui é sinal que tem interesse em investir em redes sociais, entretanto ainda não existem métricas extremamente detalhadas que demonstrem o retorno das redes sociais. Isso não quer dizer que você não possa mensurar o retorno que obteve através delas. Você pode realizar buscas para identificar onde o nome da sua empresa ou produto está sendo citado, pode visualizar a variação nos acessos ao seu site após uma ação, etc.  Mesmo não tendo métricas precisas, o importante é monitorar. Lembre-se que só de estar mais próximo do seu público já é um grande passo!


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