Atinja seu público de maneira inovadora.
Hodiurnamente somos bombardeados com uma infinidade de informações, sejam elas publicitárias ou não, ficando cada vez mais difícil selecionar o que tem pertinência do que é dispensável. Experimente contar com quantos anúncios, folders, outdoors, flyers, etc, você se depara desde que acorda até o final do dia, certamente será uma quantidade superior à que você imaginava.
Grande parte das empresas estão atentas à necessidade de “fazer marketing”, entretanto, muitas das ações adotadas pelas mesmas empresas (por vezes mal orientadas) acabam resultando em desperdício de recursos, já que se perdem em meio a tantas outras ações similares, sejam elas da concorrência ou de segmentos completamente diferentes.
As mídias tradicionais ainda continuam tendo muita importância numa campanha, mas uma ação criativa, ousada, pode fazer parte de uma estratégia de comunicação integrada e resultar em resultados surpreendentes.
O Marketing de Guerrilha faz parte dessa vertente do marketing que prima pela ousadia, pela inovação, e tem como objetivo se diferenciar em meio à mesmice das mídias tradicionais. Uma boa ação de marketing de guerrilha deve ser feita ali: onde o consumidor está!
Ações de marketing de guerrilha têm como característica interagir com o consumidor sem causar irritação ou constrangimento e ao mesmo tempo fazer com que ele se envolva ainda mais com a marca através de ações criativas, que prendam sua atenção, tendo como vantagem, também, a possibilidade de detectarmos a reação do consumidor “in loco” e em tempo real.
Um exemplo recente de marketing de guerrilha, foi a ação realizada pela G2Zest no Aeroporto Internacional Afonso Pena para anunciar o início da CowParade em Curitiba. Blocos de feno foram colocados nas salas de embarque e nas esteiras de bagagem e traziam a mensagem “Elas estão chegando”. Os passageiros que iam buscar suas bagagens inevitavelmente se sentiam atraídos a ler o que havia escrito nos blocos de feno.
O marketing de guerrilha é assim: uma idéia criativa e muita boa vontade com um investimento relativamente baixo.
A internet é fundamental para o marketing de guerrilha, pois como já foi dito, a interatividade é uma das principais características da guerrilha.
Na internet é muito praticado o marketing viral, que consiste em alastrar uma idéia, uma notícia, um vídeo, etc, espontaneamente e rapidamente. O vídeo da Cicarelli, que fez sucesso no Youtube, é um bom exemplo de marketing viral.
Outra tática do marketing de guerrilha é o PR STUNT, que objetiva gerar atenção da imprensa (sem pagar por isso, é claro) e, assim, conseguir mídia espontânea.
Um exemplo de PR STUNT foi quando a Volkswagen realizou um rapel radical (repetindo o que já havia sido feito no bondinho do Rio) numa cachoeira em Brotas. A ação repercutiu na mídia e a Volks conseguiu posicionar o Crossfox como um carro aventureiro e ousado, para se destacar do Fiat Idea Adventure.
Fica claro que ações de marketing de guerrilha se não são fundamentais para o sucesso de uma campanha, são um sucesso por si só e geram muito retorno, tanto financeiro quanto de marca.
E aí, se interessou? Fale conosco!
FONTE: http://www.mktcode.com.br/entenda-um-pouco-do-marketing-de-guerrilha/
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