Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu”
que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo
de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos
concorrentes.
Esse conceito enraizou-se numa nova abordagem
de planejamento estratégico. Durante a última década, ele tem produzido resultados
impressionantes em companhias como a Xerox, a Ford e a IBM e é conhecido como Benchmarking.
Benchmarking
é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias
entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É um processo
de pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia" para identificar
o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.
Benchmarking é...
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Benchmarking não é...
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um
processo contínuo
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um
evento isolado
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uma
investigação que fornece informações valiosas
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uma
investigação que fornece respostas simples e "receitas"
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um
processo de aprendizado com outros
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cópia,
imitação
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um
trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina
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rápido
e fácil
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uma
ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo
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mais
um modismo da administração
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Benchmarking
surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir
um problema empresarial.
A
competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as
empresas à um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando
oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado
onde atua. Na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos
processos, produtos e serviços, ultrapassa a capacidade das pessoas envolvidas, por
estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso
respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados
e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle constante
desde sua implantação (plano do processo) até a sua implementação (ação do
processo).
A empresa interessada em
implantar benchmarking deve analisar os
seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes
da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as
suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
Outra vantagem do benchmarking é a mudança da maneira de uma
organização pensar sobre a necessidade para melhoria. Benchmarking fornece um senso de urgência para
melhoria, indicando níveis de desempenho atingidos previamente num processo de parceiro
do estudo. Um senso de competitividade surge à medida que, uma equipe, reconhece
oportunidades de melhorias além de suas observações diretas, e os membros da equipe
tornam-se motivados a se empenhar por excelência, inovação e aplicação de pensamento
inovador a fim de conseguir sua própria melhoria de processo.
É necessário que as organizações que
buscam o benchmarking como uma ferramenta de
melhoria, assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os
outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca
das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer
disciplina. Portanto, benchmarking é uma
escola onde se aprende à aprender.
Saber fazer e adaptar benchmarking no processo da organização pode nos
permitir vislumbrar oportunidades e também ameaças competitivas, constituindo um atalho
seguro para a excelência, com a utilização de todo um trabalho intelectual acumulado
por outras organizações evitando os erros é armadilhas do caminho.
Mais do que uma palavra mágica, o benchmarking é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde o mesmo é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas.
Fonte: http://www.guiarh.com.br/z59.htm
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