Segundo a Wikipédia, o Market Share, ou na tradução literal do inglês “quota de mercado”, Market Share define a participação no mercado de determinada empresa, serviço ou produto em seu segmento. Sua medida quantifica em porcentagem a fatia do mercado dominado por uma organização.
A participação de mercado da empresa é um ponto inicial para grande parte de suas estratégias no mercado e busca por novos clientes. Toda empresa precisa se posicionar dentro do mercado competitivo e para isso precisa saber qual é a sua participação no mercado atual. Além do mais, a participação de mercado de uma empresa em relação às suas concorrentes ajuda-a a definir que estratégias serão utilizadas para competir no mercado.
Para calcular o market share, deve-se dividir o número de unidades que a empresa vendeu pelo total vendido no segmento. O valor de um produto ou serviço às vezes aumenta exponencialmente com o market share. Quanto mais útil se torna, será essencial para os consumidores ou comunidades de usuários. Porém, esta equação nem sempre é verdadeira, principalmente, quando analisamos mercados regidos por uma política de guerra de preços.
Existem diversas maneiras e estratégias para uma empresa aumentar a sua participação no mercado e se destacar perante os concorrentes. Cabe a ela analisar sua atual posição, definir seus objetivos e metas e então traçar a melhor estratégia para alcançar os resultados que deseja.
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