Budget no Marketing - O que é?
Se um dia você ouvir alguém falar na palavra budget, não se espante. Budget significa orçamento em português e controle de budget obviamente controle de orçamento e poder ser utilizado por qualquer departamentos que deseja manter controle das despesas.
Já ouvi falar que este controle pode ser administrado por uma base de dados (até o momento não me deparei com isto, portanto não irei aprofundar) ou por uma simples planilha no formato xls (excel).
O controle de budget no departamento de marketing tem a missão de controlar todos os investimentos realizados, tais com: campanha de lançamento de produto, criação de materiais promocionais, eventos, feiras, veiculação em mídia…enfim todos os serviços contratados e produtos adquiridos. O controle pode ser acompanhado mensalmente, bimestralmente, trimestralmente ou semestralmente.
Vamos ao exemplo: Primeiramente é suposto que você já saiba qual é a verba, seja ela trimestral, semestral ou anual e que você divida o valor da verba de acordo com os meses ou semestres disponíveis. Vamos partir do princípio que a verba anual seja de 120.000,00 (cento e vinte mil reais), podemos dividir este valor por 12 meses (se quisermos fazer um controle mensal), isto significa que poderemos ter até 10.000,00 (dez mil reais) de despesa em cada mês do ano vigente. Assim, você pode monitorar o orçamento para que este valor não exceda, caso isso aconteça em algum mês, lembre-se de fazer a compensação. Um mês você pode investir o valor equivalente a 3 meses, mas ficará 2 meses sem investir um centavo por conta do orçamento, cada empresa possui uma política de investimento.
Lembre-se Budget é diferente de forecast!
Por isso para que a verba seja utilizada de maneira maximizadora de lucro para a empresa, é importante fazer um planejamento anual, revisa-lo sempre e acompanhar as notícias, tudo isso ajudará você a investir bem a verba do seu departamento de marketing.
PS: Você também pode fazer um controle do seu orçamento pessoal com base nesta explicação, você precisa apenas fazer algumas mudanças para adequá-la a sua remuneração.
fonte: http://elainemarketing.blog.terra.com.br/2008/10/12/budget-o-que-e/
---------------------------------------------------------------------------------------------
Budget como Orçamento Empresarial.
Antes de iniciar o ano a empresa analisará fatores econômicos, mercado, capacidade de produção etc e definirá qual o volume de vendas é previsível que se atingirá. Com base neste volume de vendas a empresa orçará todos os custos e demais despesas.
A cada mês a empresa fará a comparação Budget x Actual (orçado x real) para encontrar divergências e buscar revisões.
Tais revisões serão chamadas Forecast.
O Forecast nada mais é do que o Budget ajustado.
Por exemplo, a empresa orçou R$ 1.000,00 de despesa com vendas mês a mês, totalizando R$ 12.000,00 (Budget).
Nos primeiros dois meses a empresa verificou que gastou R$ 1.500,00 em cada mês.
O que a companhia pode fazer é ajustar os saldos dos próximos meses de maneira que o que ela já gastou, mas o que ela vai gastar, se iguale ao que ela tinha orçado (R$ 12.000,00). Se fizesse isso, teria como forecast R$ 1.500,00 nos dois primeiros meses e R$ 900,00 no restante (o total daria R$ 12.000,00).
Ou até mesmo a empresa poderia verificar que não há como mudar isso, que a despesa realmente será de R$ 1.500,00 ao mês e que ela vai ultrapassar o pretendia nesta despesa. Toda esta parte de analisar, controlar e sugerir revisões e planos ao budget é o Forecast.
Budget e Forecast são em geral planilhas de Excel ou Sistemas Integrados. E são apresentados por períodos (meses, semanas, trimestres, etc)
fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070614103630AAKtVC0
Nenhum comentário:
Postar um comentário