Para fazer uma análise SWOT é necessário fazer previamente uma analise do mercado e da empresa. O termo SWOT é uma sigla oriunda do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threads).
Esta análise divide-se em 4 quadrantes: Ameaças, oportunidades, pontos fracos (fraquezas) e pontos fortes (forças). As ameaças e as oportunidades estão ligadas ao mercado enquanto os pontos fracos e pontos fortes estão ligados à empresa.
OPORTUNIDADES
Qualquer sector do mercado onde a empresa pode conseguir vantagem competitiva.
•Mercado em expansão
•Novo mercado internacional
•Novo segmento no mercado, com alta rentabilidade
•Alianças estratégicas
AMEAÇAS
Quando o ambiente exterior apresenta desafios criados por uma tendência ou evolução desfavorável.
•Novos concorrentes
•Guerras de preços de produtos
•Introdução de novas tecnologias
FORÇAS OU PONTOS FORTES DA EMPRESA
Forças Organizacionais
•Visão de liderança
•Competência de gestão
•Orientação empresarial
Forças de Marketing
•Imagem de marca
•Participação de mercado
•Reputação dos produtos/serviços
•Flexibilidade e adaptabilidade
Forças em Produção
•Bons equipamentos
•Economias de escala
•Capacidade de inovação
Força de vendas eficiente
•Forças em Finanças
•Custo baixo de capital
•Alta liquidez
•Alta lucrativididade
•Estabilidade financeira
FRAQUEZAS OU PONTOS FRACOS DA EMPRESA
•Falta de experiência
•Falta de factores de diferenciação
•Má qualidade na informação de mercado
•Fraca visibilidade
A análise SWOT é de extrema importância, pois é importante conhecer mais aprofundadamente os vários aspectos internos e externos da empresa por forma a dar resposta a eventuais problemas detectados ou atacar os concorrentes nas fragilidades encontradas. Depois de analizados todos estes factores tem a sua análise concluída e depois é só tirar as suas conclusões. Não se esqueça que as ameaças dos outros podem ser oportunidades para si e as suas ameaças são oportunidades para os concorrentes.
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